Psicologia e datas comemorativas: as reflexões suscitadas na época final do ano

Psicologia e datas comemorativas: as reflexões suscitadas na época final do ano

Com a chegada do final do ano, é muito comum que “passe um filme” em nossa cabeça. Pensamos em todo o percurso percorrido até o momento. É um tempo marcado por muita reflexão, e um mix de emoções que suscita, de forma singular, recordações e lembranças para cada um.

Reflexão sobre as datas comemorativas

A reflexão é uma atividade fundamental no crescimento individual. Todo final do ano é uma oportunidade de pensar em tudo que aconteceu. Essa ideia de tempo e prazos que surgem no período de um ano auxilia muito na elaboração de metas pessoais e, principalmente, para a compreensão do que foi realizado até o momento. Por isso, fazer uma reflexão sobre a vida e sobre tudo o que aconteceu nesses últimos meses permite mudar as percepções ao redor e trilhar novos caminhos. Nesse sentido, é fundamental ser sincero durante o balanço pessoal.
Ademais, implica pensar em que futuro estamos produzindo enquanto escolhemos uma posição ou outra. Significa, assim, sair de uma espontaneidade, de um “automático”, e perceber que nossas escolhas nos tornam quem somos e constroem o futuro. E como podemos atravessar esse período de final de ano, considerando as nossas emoções? O que é importante fazer? Algumas dicas são relevantes e podem ser consideradas:

  1. É fundamental que haja a autocrítica, dentro daquilo que é considerado saudável. Sem cobranças, julgamentos ou agressividade. Ou seja, verificar os pontos negativos das coisas que aconteceram e das coisas que você fez – ou deixou de fazer – e levar as experiências como aprendizado.
  2. Reflita sobre o ano que está acabando e o que está por vir. Pense sobre os ciclos que gostaria de iniciar e/ou manter, e ciclos que gostaria de encerrar.
  3. Estruture metas para o novo período. Claro, sempre pensando naquilo que é alcançável e possível. Liste aquilo que gostaria de conquistar no novo ano, e priorize o que é mais importante para você.
  4. Fundamental levar em consideração o que ficou por terminar, também, e o que deve ser feito com mais intensidade e menos intensidade no próximo ano. Pense no que precisa “gastar energia” e o que tem dado certo para você, para que foque mais nessas tarefas e metas.
  5. Dentre as prioridades, é fundamental pensar em como tem proporcionado cuidado e atenção à sua vida pessoal, e o tempo que tem investido em si mesmo. “Viradas” são épocas propícias para reflexões e mudanças.

Texto por: Carolina Loureiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato com o CAAESM