Necessidades emocionais básicas de acordo com a Terapia de Esquema

Necessidades emocionais básicas de acordo com a Terapia de Esquema

Todos nós sabemos que os bebês e as crianças demandam cuidados e possuem necessidades para crescerem e se desenvolvam bem e saudáveis.
Quando falamos sobre necessidades emocionais, a Terapia do Esquema (TE) traz a ideia de que todos nós apresentamos 5 formas de necessidades emocionais.

Vínculos seguros

Seria o vínculo com outras pessoas, incluindo segurança, estabilidade e aceitação. A criança precisa ter pelo menos um adulto no qual pode confiar plenamente. Esse adulto precisa ser emocionalmente estável, ter afeto e estar disponível para a solicitação da criança.

Autonomia

A criança precisa ter a oportunidade de tentar sozinha e experimentar o mundo, passando pelo sucesso ou fracasso de sua tentativa, ela precisa da possibilidade de fazer escolhas. Quando o cuidador é superprotetor, ansioso e não acredita na capacidade da criança, ele falha no atendimento a essa necessidade.

Liberdade para expressar suas necessidades e emoções

Os pais precisam ter a consciência de que a criança/adolescente é um indivíduo em formação e tem seus próprios desejos, pensamentos e emoções. Quando emoções e comportamentos mais externalizantes como a raiva aparecem, os cuidadores tendem a reprimir e suprimir a expressão dessa emoção. Inibindo a comunicação emocional do filho.

Espontaneidade e lazer

Criança precisa ser criança. Precisa ter curiosidade, brincar, fazer barulho e besteira. Pais muito rígidos, exigentes e estressados, podem conter essa espontaneidade da criança, tornando-as “miniadultas”, retirando a leveza e aspectos lúdicos da vida.

Limites realistas e autocontrole

Nossos filhos precisam de ajuda para entender e seguir regras da sociedade, para conviver bem com a comunidade que os cercam. Além disso, precisam de suporte e apoio para desenvolverem estratégias para lidarem bem com suas frustrações. Ouvir alguns “nãos” fazem parte da criação, e principalmente fazem parte da vida.

Conta pra gente, qual sua dificuldade de atender a essas necessidades?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato com o CAAESM