Setembro Amarelo

Todos os anos, o #suicidio aparece entre as 20 principais #causasdemorte no mundo. Podendo acontecer com pessoas de TODAS as idades, somente o suicídio é responsável por causar mais de 800 mil mortes por ano, segundo dados da OMS recolhidos em 2012 (equivalente a um suicídio a cada 40 segundos). É a segunda causa de mortes entre jovens de 15 a 24 anos, sendo a maioria do sexo masculino.

Conflitos, desastres, violência, abusos, perdas ou isolamento, além de depressão, ansiedade e uso de substâncias psicoativas, são alguns dos fatores responsáveis por aumento das taxas de suicídio, que também são elevadas em grupos vulneráveis que sofrem discriminações.

É de extrema importância conversar abertamente sobre essa temática, como forma de conscientização e auxílio. Pensando nisso, em 2015 o Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, fundaram no Brasil a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população, promovendo diálogos e discussões relevantes, e abordando o problema em questão.

Além desta atitude, podemos contar também com o CVV (Centro de Valorização da Vida), contactado pelo telefone 188, para receber apoio e suporte emocional em momentos difíceis, através de uma escuta empática e acolhedora. Mas nada substitui a busca pela ajuda profissional, que pode ser imprescindível na prevenção ao suicídio.
Necessário disseminar a ideia de que ninguém precisa passar por um momento difícil e sufocante sozinho, e que os profissionais de saúde estarão sempre disponíveis para oferecer todo o suporte possível. Também é importante obter uma rede de apoio (amigos, família, cônjuges, profissionais da saúde mental, etc) para atravessar essa situação de uma forma mais segura.

Texto pela Psicóloga Carolina Loureiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *