Dia Mundial da Conscientização ao Autismo

Dia Mundial da Conscientização ao Autismo

Dia 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, a data tem como objetivo levar informações para redução da discriminação e preconceito contra as pessoas do espectro autista.

O que é TEA?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta a comunicação social e faz com que a maioria das pessoas com esse transtorno possam ter alterações cognitivas, interesses restritos e padrões repetitivos de comportamento. Os sintomas surgem nos primeiros anos de vida, e não tem cura, porém podem ter seus sintomas suavizados com o acompanhamento adequado.

Individualidade

Assim como qualquer pessoa é diferente da outra em suas características físicas, de opiniões e maneira de agir, cada pessoa portadora de autismo é única, algumas apresentam quadros leves podendo ser totalmente independentes e outras um quadro mais grave precisando de auxílio nas mais diversas áreas de vida.

Intervenção precoce

A intervenção precoce por meio de terapias, como a psicoterapia comportamental, é essencial para ajudar no desenvolvimento da criança, para assim potencializar tudo que ela é capaz de fazer.

Legislação

A pessoa com autismo está protegida por leis:

·         Lei 12.764, de 27 de dezembro de 2012, dando o direito a um diagnóstico precoce, atendimento multiprofissional, acesso a medicamentos e a educação.

·         Lei 13.977, de 8 de janeiro de 2020, criando a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista, visando garantir atenção integral, pronto atendimento e acesso à serviços públicos e privados.

Apoio e inclusão social

É essencial a inclusão social, além das terapias recomendadas, a pessoa portadora de autismo se desenvolve melhor com as oportunidades de interação social. Por isso, devemos entender e promover a igualdade entre todos e não nos deter as dificuldades que o espectro autista traz e sim visar a independência, autonomia, socialização e autorrealização dessas pessoas.

Texto por: Michelle Saraiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato com o CAAESM