Dia Internacional do Homem e os cuidados com a saúde

Dia Internacional do Homem e os cuidados com a saúde

No dia 19 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Homem. A data foi criada para ser possível homenagear homens que haviam tido algum destaque na história dos países. E, além disso, um dos objetivos da celebração da data é dar destaque ao cuidado da saúde (física, emocional, espiritual, social, etc.) do homem. Anos depois, no mesmo mês, surgiu a iniciativa da campanha Novembro Azul. Essa campanha traz informações acerca da saúde integral do homem, visando dar destaque para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, com o foco na conscientização do Câncer de Próstata.

Mesmo havendo fontes de disseminação dessas informações, ainda é possível ver muitos mitos acerca da saúde do homem. Por conta desses mitos, muitos homens não cuidam da sua própria saúde e podem acabar sendo vítimas do surgimento de doenças, muitas vezes em estados mais avançados.

Mitos que impedem os homens de cuidar de sua saúde:

  1. Só precisa realizar exames ou ir ao urologista se estiver com algum sintoma: Não é verdade. A rotina de autocuidado é fundamental, seja voltada para o cuidado físico ou para o cuidado mental. E realizar exames, fazer consultas e estar em busca de informações é uma das maneiras de manutenção de sua saúde. Ainda ajuda e facilita na prevenção e na descoberta de diagnósticos precoces.
  2. Câncer de Próstata só acomete idosos: Não é verdade. De acordo com pesquisas realizadas e dados coletados, cerca de 35% dos casos da doença acontecem entre pessoas de 40 a 65 anos. Portanto, é fundamental que ficar atento ao surgimento de sinais ou sintomas que possam indicar problemas na próstata. É muito importante fazer o rastreio anual recomendado a partir dos 50 anos para homens aparentemente saudáveis e sem histórico de câncer de próstata na família, ou a partir dos 45 para homens que têm familiares próximos com histórico da doença.
  3. O exame de toque retal causa dor e é invasivo: Não é verdade. Esse exame essencial para a detecção de câncer e outras doenças é totalmente indolor. É rápido e fundamental para rastreio. O homem pode sentir dor caso haja uma inflamação da próstata. Mas, antes de começar, o médico oferece orientação quanto à maneira que é feito o procedimento e outras informações a fim de deixar o paciente mais tranquilo e confortável.
  4. Todo homem que tem câncer de próstata ficará impotente: Não é verdade. A impotência afeta cerca de 10% dos pacientes. Porém, com tratamentos minimamente invasivos, como a cirurgia robótica, que garante maior precisão no procedimento, esses índices estão cada vez menores.

Sendo assim, é fundamental alertar e disseminar informações acerca da saúde da população masculina. Ir ao médico, fazer exames, se comprometer com atividades físicas, boa alimentação e rotina de sono, reduzir os fatores estressores, cuidar da saúde e focar no autocuidado físico, emocional e social são algumas formas de desenvolver e fazer manutenção da saúde. Informação, quando verdadeira e confiável, ajuda, orienta, instrui e salva!

Texto: @psicarolinaloureiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato com o CAAESM