Livros sobre neuropsicologia

Top 5 livros para estudo em neuropsicologia

A neuropsicologia é uma área relativamente nova que estuda interface ou aplicação da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano. Muitas pessoas desejam saber mais sobre esta fascinante área de estudos e, então segue os 5 tops livros para estudo na área.

Neuropsicologia teoria e pratica

É o livro ideal para quem quer conhecer a parte teórica e prática da neuropsicologia.

Sinopse do livro: Este livro fornece uma introdução atualizada aos principais conceitos teóricos e metodológicos da área, possibilitando ao leitor conhecer as aplicações desta disciplina ao diagnóstico e tratamento de vários transtornos neurológicos e psiquiátricos. Descreve a evolução da Neuropsicologia no cenário brasileiro, com contribuições de pesquisadores de alguns dos mais importantes centros de pesquisa e atendimento de diferentes Universidades e Hospitais do Brasil e do exterior.

Avaliação Neuropsicológica

Esse livro é para quem quer se aprofundar na avaliação neuropsicológica. Apresenta os principais conceitos, testes e escalas usados no Brasil. 

Sinopse do livro: Avaliação neuropsicológica reúne alguns dos principais clínicos, professores e pesquisadores que se dedicam ao desenvolvimento desta área no Brasil. Abordando os avanços recentes e incluindo novos instrumentos de avaliação utilizados neste campo, esta é uma obra fundamental tanto para a formação como para o aprimoramento profissional. 

Reabilitação Neuropsicológica: Teorias, Modelos, Terapia e Eficácia

Uma das áreas da neuropsicologia é a reabilitação neuropsicológica, esse livro é o que têm de mais recente na área.  

Sinopse do livro: A reabilitação neuropsicológica se preocupa em permitir que os indivíduos com déficits cognitivos, emocionais ou comportamentais atinjam seu potencial máximo nas áreas de funcionamento psicológico, social, recreativo, vocacional ou cotidiano. Neste livro, discorremos sobre a prática atual de reabilitação seguida por aqueles que acreditam que uma abordagem holística para esta é a mais eficaz. Definimos a abordagem holística para a reabilitação como aquela que reconhece o fato de que a cognição, a emoção e o comportamento estão interligados de forma dinâmica. Consequentemente, todas essas funções precisam ser abordadas de maneira integrada na reabilitação da lesão encefálica por uma equipe interdisciplinar.

Neuropsicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência

É importantíssimo ter o conhecimento dos marcos da infância e da adolescência, então esse livro é primordial para iniciar os seus estudos na neuropsicologia do desenvolvimento!

Sinopse do livro: Neste livro sobre neuropsicologia do desenvolvimento, resultado da reunião de destacados autores brasileiros, o leitor encontra capítulos sobre funções neuropsicológicas e avaliação, condições clínicas neurológicas e neuropsiquiátricas na infância e adolescência, neuropsicologia das dificuldades de aprendizagem e intervenções em neuropsicologia do desenvolvimento.

Neuropsicologia do comprometimento cognitivo: Uma abordagem desenvolvimental de avaliação e intervenção 

Não podemos esquecer dos idosos! Esse livro oferece pesquisas que abordam os muitos fatores que afetam as trajetórias do declínio cognitivo e oferecem orientação prática para aqueles que exercem uma função clínica ou de pesquisa com idosos.

Sinopse do livro: Neste livro, é feita uma abordagem neuropsicológica aplicada que integra os princípios e as práticas da neuropsicologia clínica às pesquisas da neurociência básica e cognitiva e do desenvolvimento do ciclo de vida. São identificadas e sintetizadas as pesquisas que abordam os muitos fatores que afetam as trajetórias do declínio cognitivo e oferecem orientação prática para aqueles que exercem uma função clínica ou de pesquisa com idosos.

Autor: Ivan Barros