Memória

O que é memória?

Memória é

Memória é o processo de codificação, armazenamento e recuperação de experiências e conhecimento, e seus muitos disfarces são ainda mais importantes do que você pensa.

É o que nos torna quem somos. Algumas lembranças são as que temos conhecimento – o café que você tomou com um amigo, aquela época em que era criança o cachorro do vizinho que te assustava, saber que as aranhas têm oito patas, e o fato indiscutível de que o cérebro é incrível! Essas são conhecidas como memórias explícitas – aquelas que podemos lembrar conscientemente.

Mas também existem memórias implícitas, que podem ser ainda mais importantes. Por exemplo, quando você fala, você está usando memórias motoras para mover seus lábios e língua de uma forma que reproduz os sons que você aprendeu. Quando você anda, você está usando memórias motoras para coordenar sua marcha. 

E se não tivéssemos memórias? 

Se não tivéssemos memórias, seríamos apenas um corpo, incapazes de nos comunicar ou identificar o perigo e – assim como um bebê recém-nascido – alheios a como sobreviver no mundo ao nosso redor. 

Em suma, a memória é crucial para nos transformar de recém-nascidos indefesos em adultos capazes.

Texto por: Ivan Barros