Dia da Saúde da Mulher: Cuidando de você, cuidamos do mundo!
Muitas mulheres com a correria do dia a dia, o cuidado com os filhos e da casa, e ainda com a jornada no trabalho, acabam ficando com pouco tempo para cuidar delas mesmas. Então o objetivo dessa data é chamar a atenção e conscientizar a sociedade sobre os diversos problemas de saúde comuns na vida de uma mulher:
· Câncer de mama;
· Endometriose;
· Fibromialgia;
· Infecção urinária;
· Câncer no colo do útero;
· Depressão;
· Obesidade.
É fundamental o acompanhamento médico, fazer os exames preventivos para evitar ou tratar o que for necessário.
Dia Nacional da Mortalidade Materna
Essa data também é marcada por outra luta para a saúde feminina, é o Dia Nacional da Mortalidade Materna, influenciada pelas condições socioeconômicas da população, sendo um indicador da qualidade de saúde ofertada para as pessoas. É fundamental garantir o bem-estar materno e fetal durante o pré-natal e puerperal e para isso, as equipes de saúde da Atenção Primária devem acolher a mulher desde o início da gravidez para poder reconhecer e tratar possíveis dificuldades e doenças.
Mulheres e a saúde mental
As mulheres estão mais suscetíveis à depressão por conta das variações hormonais a que estão expostas, em especial em alguns momentos da vida: puberdade, gravidez, aborto, menopausa e cirurgia de retirada de útero. Então, cuidar da saúde mental também é importante, a terapia com um psicólogo e por vezes, a necessidade de um acompanhamento psiquiátrico, faz a qualidade de vida melhorar.
Mulheres não negligenciem sua saúde, vocês precisam e importam!
Texto: Michele Saraiva