Cinco Cartilhas sobre sexualidade e gênero
Na postagem de hoje, irei apresentar a vocês algumas cartilhas importantes direcionadas a população geral e aos profissionais que trabalham com o tema. Esse material pretende colocar luz sob os temas da sexualidade e gênero, sobretudo combater a desinformação e preconceito advindos da falta de conhecimento.
1) Vamos falar sobre sexualidade?
– Escola de Enfermagem da USP
A primeira cartilha que abordaremos é a “Vamos falar sobre sexualidade?”, que é uma ótima introdução ao campo dos temas sexuais. Nela, iremos conhecer um pouco sobre as mudanças que os corpos passam com o decorrer da idade, a anatomia sexual/reprodutiva, gravidez, higiene, uso de preservativo, coito, IST e outros temas afins. Sendo assim, um bom ponto de partida para entendermos esse campo!
2) Sexualidade não é violência!
– Instituto de Saúde
“Sexualidade não é violência!” é uma cartilha que abraça um tema super importante, a violência no campo sexual. A mesma se propõe a compreender, conduzir e diferenciar as situações de violência e é indicado tanto para profissionais da área, quanto para interessados no tema. Desse modo, os autores dividiram o material em 7 partes a partir de diversas faixas-etárias até a vida adulta. Assim, contemplando um material informativo preciso para cada idade as quais os autores propõem discussão.
3) Diversidade Sexual e a Cidadania LGBTI+
– Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo
Nesse material feito pelo estado de São Paulo, é possível nos depararmos com uma cartilha informativa e esclarecedora sobre temas que são atravessados por muito preconceito e discriminação, a população LGBTI+. As pessoas com diferentes orientações sexuais e gêneros sofrem com diversos problemas sociais, como a discriminação, subempregos e violência; uma das apostas para combater esse problema é o da educação, o que mostra a importância dessa cartilha, que aborda temas como: diversidade sexual, LGBTfobia e direitos.
4) Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)
– Universidade Federal do Piaui
As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), antigamente chamadas de DSTs, são um problema de saúde pública seríssimo e que se estima afetar 376 milhões de pessoas por ano. Sua principal transmissão é feita através do contato sexual desprotegido e podem trazer diversas complicações para vida da pessoa, tal como infertilidade, câncer ou mesmo a morte, a depender da infecção. Nesse sentido, foi construída a cartilha “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, que tem como proposta educar a respeito dessas infecções. A mesma traz as conceituações gerais e específicas das ISTs, aborda o sexo seguro, diagnóstico, tratamento e outras informações super esclarecedoras!
5) Psicologia Sexualidades e Identidades de Gênero
– Conselho Regional de Psicologia – BA
A última cartilha é a “Psicologia Sexualidades e Identidades de Gênero”. Sendo essa uma página de Psicologia e que tem, naturalmente, muitos psicólogos nos acompanhando, sugiro a leitura desse material que é voltado para a categoria. Nele encontramos um guia técnico-teórico que vai abranger desde a história e lutas relacionadas ao tema, até as resoluções do Conselho Federal de Psicologia e outros nortes para as práticas psicológicas.
Referências
1) Vamos falar sobre sexualidade?
http://www.ee.usp.br/cartilhas/cartilha_sexualidade.pdf
2) Sexualidade não é violência!
3) Diversidade Sexual e a Cidadania LGBTI+
http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/lgbt/cartilha_diversidade.pdf
4) Cartilha “Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”
5) “Psicologia Sexualidades e Identidades de Gênero”
Autor: Vinicius Soares