A importância da continuidade da formação de um Psicólogo
“Me formei, beleza! Agora não preciso estudar mais, já sou um psicólogo e posso trabalhar com o que eu quiser!”, talvez esse seja um mito muito forte entre alguns psicólogos, que nem sempre é dito mas muito praticado. Ao se formar, muitos graduados em Psicologia começam suas práticas em diversas áreas, seja na clínica, no RH, em hospitais ou embarcam em uma carreira pública, sem pensar na ideia de dar continuidade aos seus estudos.
A graduação em psicologia é generalista
A graduação em Psicologia oferece diversas bases para a atuação na área, mas que, se tratando de uma formação generalista, não supre todos os desafios que a vida do profissional da área trata. Dessa forma, de que modo nós, psicólogos e estudantes de psicologia podemos melhorar nossa atuação?
A resposta para a pergunta anterior não é tão óbvia quanto parece, até porque não existe apenas um caminho, a própria prática clínica ou estudos individuais seriam algumas das opções para a maturidade do profissional, contudo, quase que de forma unânime, é entendido que a continuidade formal da formação é sem dúvidas uma das melhores estratégias para o desenvolvimento dos saberes que irão acompanhar a prática do psicólogo.
Mas que formação seria essa?
Bom, na verdade não é uma só, mas existem diversas formas e modalidades de dar continuidade aos estudos na área. Nesse sentido temos, por exemplo, o mestrado e doutorado, caso o profissional queira uma vida acadêmica, voltada para pesquisa e ensino. Além disso, podemos citar as pós-graduações, que serão portas de entrada para o profissional se tornar especialista nos assuntos propostos. Também vale destacar os cursos de formação, que de modo geral, terá foco no desenvolvimento da prática profissional do psicólogo. Por fim, os últimos exemplos a serem citados são cursos, eventos e palestras na área, que vão desde os cursos de verão, de extensão ou de curta duração, aos workshops, congressos, seminários, palestras etc. Certamente esses serão uma grande oportunidade de renovar o saber teórico e prático, fazendo com que seus participantes desenvolvam suas competências profissionais.
Texto: Psicólogo Vinicius Soares (@viniciussoares.psi)