Reforço Escolar
O reforço escolar tem como objetivo promover um processo de ensino aprendizagem de qualidade, levando em conta as particularidades e necessidades de cada aluno. Para isso, é necessário um acompanhamento extraclasse, tendo em vista que em uma sala com diversos alunos, o professor não consegue realizar esse acompanhamento individualizado.
É uma ferramenta que contribui para que o aluno compreenda melhor os conteúdos, melhore a performance escolar e diminui a defasagem escolar.
Como saber que devo procurar reforço escolar para meu filho?
Há diversas formas de identificar a necessidade de reforço, a principal delas é o diálogo. Conversar abertamente sobre os desafios, aprendizados e descobertas no ambiente escolar, além de ajudar a melhorar o desempenho, possibilitam acompanhar de perto todo o processo.
São pontos de alerta para a necessidade de reforço:
- Avaliações com resultados abaixo do esperado
- Insegurança em relação ao aprendizado
- Dificuldade em assimilar conteúdos
- Dificuldade em acompanhar o ritmo da turma
- Dificuldade em disciplina específica
Quais os pontos principais do reforço escolar?
Além de melhorar a performance escolar, o reforço também:
- Estimula a autonomia e torna os alunos protagonistas de seus processos de aprendizagem
- Proporciona o conhecimento de seus potenciais e pontos a melhorar
- Mostra que o aprendizado pode ser leve, acolhedor, agradável e até divertido
- Considera as particularidades e individualidades do aluno para criar as atividades e pensar as formas de ensino e aprendizagem
Plano de reforço escolar
Para iniciar o reforço escolar é realizada uma avaliação com o objetivo de identificar dificuldades, necessidades, inseguranças, potencialidades e possíveis causas para a defasagem escolar. Inclusive a avaliação neuropsicológica pode auxiliar nesse planejamento, identificando as potencialidades e dificuldades cognitivas do aluno.
A partir desse levantamento é elaborado um plano de reforço escolar personalizado e iniciado o reforço.
O reforço pode ser realizado de forma individual ou em grupo e sua periodicidade e duração estabelecidos de acordo com as necessidades do aluno.
De acordo com FREIRE, 1996, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”
Autora: Thais Costa