Reforço Escolar

Reforço Escolar

O reforço escolar tem como objetivo promover um processo de ensino aprendizagem de qualidade, levando em conta as particularidades e necessidades de cada aluno. Para isso, é necessário um acompanhamento extraclasse, tendo em vista que em uma sala com diversos alunos, o professor não consegue realizar esse acompanhamento individualizado.

É uma ferramenta que contribui para que o aluno compreenda melhor os conteúdos, melhore a performance escolar e diminui a defasagem escolar.

Como saber que devo procurar reforço escolar para meu filho?

Há diversas formas de identificar a necessidade de reforço, a principal delas é o diálogo. Conversar abertamente sobre os desafios, aprendizados e descobertas no ambiente escolar, além de ajudar a melhorar o desempenho, possibilitam acompanhar de perto todo o processo. 

São pontos de alerta para a necessidade de reforço:

  • Avaliações com resultados abaixo do esperado 
  • Insegurança em relação ao aprendizado
  • Dificuldade em assimilar conteúdos
  • Dificuldade em acompanhar o ritmo da turma
  • Dificuldade em disciplina específica

Quais os pontos principais do reforço escolar?

Além de melhorar a performance escolar, o reforço também:

  • Estimula a autonomia e torna os alunos protagonistas de seus processos de aprendizagem
  • Proporciona o conhecimento de seus potenciais e pontos a melhorar
  • Mostra que o aprendizado pode ser leve, acolhedor, agradável e até divertido 
  • Considera as particularidades e individualidades do aluno para criar as atividades e pensar as formas de ensino e aprendizagem

Plano de reforço escolar

Para iniciar o reforço escolar é realizada uma avaliação com o objetivo de identificar dificuldades, necessidades, inseguranças, potencialidades e possíveis causas para a defasagem escolar. Inclusive a avaliação neuropsicológica pode auxiliar nesse planejamento, identificando as potencialidades e dificuldades cognitivas do aluno.

A partir desse levantamento é elaborado um plano de reforço escolar personalizado e iniciado o reforço.

O reforço pode ser realizado de forma individual ou em grupo e sua periodicidade e duração estabelecidos de acordo com as necessidades do aluno.

De acordo com FREIRE, 1996, “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”

Autora: Thais Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Entre em contato com o CAAESM