Dia da Neuropsicologia

Dia da Neuropsicologia

A neuropsicologia chega ao Brasil através das práticas da neurologia

Em São Paulo, o médico pediatra Antonio Branco Lefévre, considerado patrono e fundador da Neuropsicologia brasileira, defendeu em 1950 tese intitulada “Contribuição para a psicopatologia da afasia em crianças”, inaugurando um campo de produção científica e de práticas no país. No ano de 1975 criou, na Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o Setor de Atividade Nervosa Superior, marcado pela interdisciplinaridade e pela aproximação com a psicologia, notadamente através de Beatriz Helena Lefévre que, nos anos 1980, publicou o livro Neuropsicologia Infantil. Nessa mesma época, a psicóloga Cândida Helena Pires de Camargo introduziu a Neuropsicologia no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.
Em parceria com o Professor Raul Marino Junior, implementaram a avaliação neuropsicológica de pacientes com epilepsia e outros transtornos neurológicos. A interdisciplinaridade é a característica central da Neuropsicologia brasileira desde seus primórdios. A formação acontecia através de grupos de estudo que atraíam profissionais de diferentes áreas, tais como a Neurologia, a Psicologia, a Psiquiatria, a Fonoaudiologia e, posteriormente a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional. Inúmeros estudos foram realizados e deles decorreram diversas publicações científicas.

Crescimento da neuropsicologia

No Brasil, há alguns anos, observa-se um crescimento vertiginoso da neuropsicologia, em termos, do aumento de especialistas e de publicações. O caráter interdisciplinar da pesquisa e intervenção neuropsicológicas tem contribuído para acirrar o debate em torno da abrangência da área, notadamente em termos da utilização e desenvolvimento dos instrumentos de avaliação neuropsicológica.
A neuropsicologia é uma ciência nova e cada dia está sendo difundida no meio da psicologia e na sociedade. Por conta disso é extremamente importante o profissional da psicologia se atualizar cada vez mais!
Aliás, o CAAESM está com as inscrições abertas para especialização em Neuropsicologia, se você quer se tornar especialista nessa área, a hora é agora!

Texto: @psi.ivanbarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Entre em contato com o CAAESM