Como funciona a TCC para Transtorno Bipolar?
O Transtorno Bipolar tem causa multifatorial, com acentuada carga genética. Pessoas com Transtorno Bipolar, passam ao longo da vida por episódios de alterações patológicas de humor, depressão, mania e/ou hipomania e, até mesmo, episódios mistos. Apesar de não haver cura, é possível realizar o controle dos sintomas e para isso se faz necessário alinhar dois tratamentos: farmacológico e psicoterapêutico.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é uma abordagem estruturada, que necessita da colaboração entre terapeuta e paciente. No que concerne ao Transtorno Bipolar, estudos evidenciam a eficácia da TCC para esse quadro.
A TCC permite que os pacientes e seus familiares, através da psicoeducação, obtenham conhecimentos teóricos e práticos sobre seu diagnóstico, além da identificação de dificuldades comuns associadas a doença e a compreensão sobre a importância do tratamento medicamentoso e psicoterapêutico.
Dentre as técnicas abordadas com o paciente na TCC para esse transtorno encontram-se: monitoramento do humor, reestruturação cognitiva, regulação do sono e alimentar, avaliação da qualidade das relações, identificação de estressores, e resolução de problemas na superação de limitações sociais e ocupacionais dos pacientes. Sem contar que a aplicação do tratamento a longo prazo possibilita a identificação de um novo episódio de humor, possibilitando a adaptação da vida do paciente ao novo episódio e prevenindo posteriormente recaídas.
Lembre-se: A má adesão ao tratamento, tanto farmacológico quanto psicoterapêutico, pode resultar em persistência dos sintomas, maior incidência de novos episódios de humor, recaídas e até mesmo hospitalização.
Instagram: @psicologa.luanagoncalves