Cognição Social em Psicologia

Cognição Social em Psicologia

A cognição social é um tema da psicologia social que se concentra em como as pessoas processam, armazenam e aplicam informações sobre outras pessoas e situações sociais. Ele se concentra no papel que os processos cognitivos desempenham em nossas interações sociais. A maneira como pensamos sobre os outros desempenha um papel importante em como pensamos, sentimos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

A cognição social envolve:

• Os processos envolvidos na percepção de outras pessoas e como chegamos a conhecer as pessoas no mundo ao nosso redor.
• O estudo dos processos mentais envolvidos em perceber, lembrar, pensar e atender outras pessoas em nosso mundo social.
• As razões pelas quais prestamos atenção a certas informações sobre o mundo social, como essas informações são armazenadas na memória e como são usadas para interagir com outras pessoas.

Como a Cognição Social se desenvolve

A cognição social se desenvolve na infância e adolescência. À medida que as crianças crescem, elas se tornam mais conscientes não apenas de seus próprios sentimentos, pensamentos e motivos, mas também das emoções e estados mentais dos outros. As crianças se tornam mais hábeis em entender como os outros se sentem, aprendendo como responder em situações sociais, envolvendo-se em comportamentos pró -sociais e assumindo a perspectiva dos outros.
Embora existam muitas teorias diferentes que analisam como a cognição social se desenvolve, uma das mais populares se concentra no trabalho do psicólogo Jean Piaget. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo de uma criança passa por uma série de estágios.
• Durante os primeiros estágios de desenvolvimento, as crianças são muito egocêntricas . Eles veem o mundo de sua própria perspectiva e lutam para pensar sobre como outras pessoas podem ver o mundo.
• À medida que as crianças crescem, elas se tornam cada vez mais hábeis em assumir perspectivas e têm uma capacidade maior de pensar sobre como e por que as pessoas agem da maneira que agem em situações sociais.
Mais recentemente, pesquisas forneceram evidências de que as crianças desenvolvem a capacidade de pensar sobre as perspectivas de outras pessoas mais cedo do que Piaget acreditava anteriormente. Mesmo crianças em idade pré-escolar exibem alguma capacidade de pensar sobre como outras pessoas podem ver uma situação.

Teoria da mente

Um dos desenvolvimentos mais importantes no surgimento inicial da cognição social é o crescimento de uma teoria da mente. Uma teoria da mente refere-se à capacidade de uma pessoa entender e pensar sobre os estados mentais de outras pessoas. É o surgimento de uma teoria da mente que é fundamental para ser capaz de considerar os pensamentos, motivos, desejos, necessidades, sentimentos e experiências que outras pessoas podem ter. Ser capaz de pensar sobre como esses estados mentais podem influenciar a maneira como as pessoas agem é fundamental para formar impressões sociais e explicar como e por que as pessoas fazem as coisas que fazem.

Texto por: @psi.ivanbarros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.

Entre em contato com o CAAESM