Alzheimer

  • Se você está cuidando de alguém com doença de Alzheimer, seu papel no gerenciamento das tarefas diárias aumentará à medida que a doença progride. Então é importante que paciência e flexibilidade estejam nas suas habilidades, e algumas dicas e orientações podem ajudar.

    ✒ Reduza as frustrações: uma pessoa com demência pode ficar agitada quando tarefas antes simples se tornam difíceis.
    ✒ Agende com sabedoria: estabeleça uma rotina diária. Algumas tarefas, como banho ou consultas médicas, são mais fáceis quando a pessoa está mais alerta e revigorada. Permita alguma flexibilidade para atividades espontâneas ou dias particularmente difíceis.
    ✒ Não tenha pressa: as tarefas podem demorar mais do que antes e agende mais tempo para elas. Dê tempo para pausas durante as tarefas.
    ✒ Envolva a pessoa: permita que a pessoa faça o máximo possível com o mínimo de assistência. Por exemplo, ele ou ela pode ser capaz de pôr a mesa com a ajuda de dicas visuais ou se vestir de forma independente se você colocar as roupas na ordem em que vestem.
    ✒ Forneça escolhas: ofereça algumas, mas não muitas, escolhas todos os dias. Por exemplo, forneça duas roupas para escolher, pergunte se prefere uma bebida quente ou fria.
    ✒ Forneça instruções simples: pessoas com demência entendem melhor a comunicação clara e em uma etapa.
    ✒ Limite a soneca: evite cochilos múltiplos ou prolongados durante o dia. Isso pode minimizar o risco de dias e noites invertidos.
    ✒ Reduza distrações: desligue a TV e minimize outras distrações na hora das refeições e durante as conversas para tornar mais fácil para a pessoa com demência se concentrar.
    ✒ Seja flexível: com o tempo, uma pessoa com demência se tornará mais dependente. Para reduzir a frustração, seja flexível e adapte sua rotina e expectativas conforme necessário. Por exemplo, se ele (a) quiser usar a mesma roupa todos os dias, considere comprar algumas roupas idênticas.
    ✒Crie um ambiente seguro: a demência prejudica o julgamento e as habilidades de resolução de problemas, aumentando o risco de lesões. Para promover um ambiente seguro: previna quedas – evite tapetes espalhados, extensões e etc, instale corrimãos ou barras de apoio em áreas críticas.
    ✒ Use fechaduras: instale fechaduras em armários que contenham qualquer coisa potencialmente perigosa, como remédios, álcool, substâncias de limpeza tóxicas, utensílios e ferramentas perigosas. Tome precauções de segurança contra incêndio. Mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance. Se a pessoa com demência fuma, sempre supervisione o tabagismo.
    ✒ Paciência e flexibilidade – junto com o autocuidado e o apoio de amigos e familiares – podem ajudá-lo a lidar com os desafios e frustrações que virão.

    Texto do Psicólogo Ivan Barros para o Dia Nacional de Conscientização da Pessoa com Alzheimer

Entre em contato com o CAAESM