Avaliação Neuropsicológica e Menopausa
Conta para a gente neuropsi, você se atenta a solicitar os últimos exames laboratoriais das suas avaliadas em idade entre 40 e 60 anos para averiguar os níveis hormonais? Verifica com elas se estão em acompanhamento ginecológico e/ou endocrinológico das suas taxas hormonais? Você se questionou em algum momento que aquela queixa de memória de uma mulher poderia ser pela menopausa?
Pois é, se você não faz isso no seu processo de avaliação, tem grande chance de estar deixando passar o motivo da queixa das suas pacientes, sabe por quê? A maioria das mulheres na menopausa relata piora da memória verbal (aprendizagem e recordação da lista de palavras), atenção, velocidade de processamento, organização, planejamento e concentração.
Lembrando que a avaliação neuropsicológica não deve se resumir a avaliação das funções cognitivas, mas também incluir um histórico completo fornecido pelo paciente e, de preferência, familiares próximos, uso de medicamentos, histórico médico e história familiar.
Referências
BRESSIANI, P. ; SILVA, G. F. W.; CORRÊA, M. S. Efeitos do estrogênio sobre a cognição da mulher em menopausa. Revista Neurociências, 2022, 30, p: 1-25.
MELO, I. A. de C.; SOUSA, P. E. L.; JORDÃO, A. J. J. M. de L. Uso de estrogênio e progesterona na terapia hormonal pós-menopausa: revisão sistemática de sua influência no domínio cognitivo. Research, Society and Development, 2021, 10 (12).
Texto por: Alessandra Lopes