Impactos Psicológicos da Surdez
A surdez é considerada a dificuldade ou impossibilidade de ouvir. A ausência de audição ou redução dela pode gerar impactos à saúde mental e favorecer dificuldades como a inserção e permanência no mercado de trabalho, a falta de independência, acesso à educação, dificuldades sociais e funcionais.
Ansiedade e surdez
Com todos os obstáculos, sentir-se ansioso é comum na surdez, pois a pessoa surda depara-se com diferentes situações em que a comunicação se mostra uma barreira de difícil acesso o que gera maior estresse e produz ansiedade, até mesmo nas que usam aparelho auditivo ou outros dispositivos de assistência à audição.
Exclusão
A falta de conhecimento e de aceitação na sociedade e nos ambientes sociais prejudica o surdo, podendo causar um bloqueio na interação dos surdos com outras pessoas.
Depressão
Todos os prejuízos decorrentes da surdez e a sensação de inutilidade podem causar grande impacto psicológico na vida dessas pessoas, o pode levar a depressão.
Indicativos de depressão
· Tristeza permanente;
· Desinteresse por atividades motivadoras;
· Incapacidade de realizar tarefas diárias por mais de duas semanas.
É importante estar atento aos sinais e procurar uma rede de apoio e profissionais de saúde capacitados para ajudar nesse processo de aceitação e reconhecimento.
Texto por: Michelle Saraiva