ATENDIMENTO

Tijuca, Barra e Ipanema

A Fisioterapia Baseada em Evidências

A Fisioterapia Baseada em Evidências (FBE) faz parte de um conceito maior chamado de Prática Baseada em Evidências (PBE). Esta prática teve início fora do Brasil, inicialmente para o curso de Medicina e a seguir para os demais cursos da área de saúde, tais como Farmácia, Veterinária, Fisioterapia e outros.

Quando se fala em “evidência” não quer dizer a evidência “clínica”, ou seja, aquilo que se vê no consultório, no exame complementar ou no dia-a-dia. Se eu estiver em meu consultório e solicitar um exame de RX para um paciente, visto que só trabalho com “evidências reais”, não quer dizer que estou exercendo a fisioterapia baseada em evidências! O RX é uma evidência clínica justificada apenas para a anamnese e o diagnóstico fisioterapêutico. A evidência que me refiro aqui é a “evidência científica”, ou seja, eu só vou usar uma técnica se eu tiver uma relativa certeza que ela é eficaz, pois existe um trabalho científico que está escrito (publicado), catalogado (indexado) e disponível (banco de dados ou database) para consultas, informando para mim que se eu usar essa técnica terei o resultado esperado, pois isso já foi feito em 500 pessoas e o resultado foi sempre o mesmo, por exemplo.

Essas palavras do Dr. George Kieling (Fisioterapeuta) é apenas um pequeno demonstrativo de uma realidade que atualmente é levada em consideração por um número cada vez maior de fisioterapeutas, na tentativa de ter em suas mangas as cartas certas para abordar as deficiências, incapacidades, dificuldades e restrições causadas pelas mais diversas patologias aos seus pacientes.

CAAESM - Excelência em Terapia Cognitivo Comportamental, Avaliação Neurospicológica e Neurospicologia
Este site utiliza a tecnologia Inova Web desenvolvida pela agência Somar Comunicação